
A Psicanálise
Um processo psicanalítico é uma modalidade específica de tratamento que tem por base a teoria psicanalítica: um método de investigação de conteúdos inconscientes e que se orienta pelo desejo de se interrogar acerca da posição subjetiva, sempre singular, do indivíduo.
Uma análise se ocupa de desfazer, a partir da linguagem (da fala), certos “nós” que se formam na vida psíquica. Pela soma das vivências, acumulam-se, ao longo da vida, questionamentos, conflitos, traumas, que, mal elaborados (silenciados), podem resultar na formação de sintomas; os mecanismos de defesa, as repetições, os excessos...
O método psicanalítico é um trabalho de elaboração. Um trabalho gradual em que, a partir da fala, explorando vivências do presente e do passado, por vezes desvendando-se ligações importantes entre elas ("significantes"), identifica-se, na construção desta narrativa, a própria “ficção” (crenças, acordos que se faz com a vida), para que se possa reconhecer resquícios de vivências e afetos passados (sobretudo infantis) que se articulam no inconsciente e produzem efeitos na experiência atual do indivíduo, limitando sua capacidade de fruição e satisfação.
![[Original size menor] Fernanda Pulido.png](https://static.wixstatic.com/media/2352c5_14dd8ddaff4f4ea087540684f3d601b1~mv2.png/v1/fill/w_318,h_139,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BOriginal%20size%20menor%5D%20Fernanda%20Pulido.png)



